Licenciamento ambiental será feito pela prefeitura, o que deve agilizar processo

Garibaldi: obra no Esqui pode começar em 60 dias

Fotos: Divulgação/M.Stortti

10/10/2014

Mais de 13 anos depois da desativação, o Parque Esqui Presidente Médici, em Garibaldi, finalmente está prestes a passar por uma remodelação completa. As obras devem começar em um prazo estimado de dois meses, segundo o prefeito Antônio Cettolin. Para o início efetivo do trabalho, falta apenas o licenciamento ambiental, que será feito pela própria prefeitura. A possibilidade de agilização do processo se deve a uma mudança nas competências municipais para emissão de licenças, anunciada pela Famurs na última semana. O novo texto da Resolução 102 redefiniu a lista de atividades de impacto local, permitindo que as prefeituras façam intervenções em áreas maiores. “O trâmite de um processo de licenciamento na Fepam pode levar três anos. Com a prefeitura tendo autonomia, acredito que possamos concluir em cerca de dois meses”, comemora o prefeito.

O projeto prevê a construção de um hotel com 120 apartamentos, que deve começar a ser erguido em fevereiro de 2015; um loteamento residencial, cuja conclusão está prevista para dois anos; além de um centro comercial e de lazer com restaurante, minishopping, mirante, museu e ciclovia. Cettolin garante que o licenciamento ambiental será prioridade, dada a importância da obra no contexto econômico e de turismo. “Estimamos no mínimo 50 mil turistas a mais por ano, sem contar o impacto positivo na economia. É uma obra que vai beneficiar não apenas Garibaldi, mas toda a região e pela qual esperamos há bastante tempo”, projeta.

O investimento, oriundo integralmente da iniciativa privada, será de cerca de R$ 30 milhões. O projeto foi desenvolvido pelo grupo de consultoria M.Stortti.

Reportagem: Greice Scotton

 

http://www.serranossa.com.br/editorias/geral/garibaldi-obra-no-esqui-pode-comecar-em-60-dias