MS Properties interpreta acomodação do mercado imobiliário

A MS. Properties vinha sinalizando uma acomodação do mercado imobiliário com queda de preços em algumas localidades, dependendo do nível dos estoques. Essa tendência se confirmou no primeiro semestre de 2014, esfriando o segmento.

Diversos fatores impulsionaram a acomodação com queda de preços. De acordo com os últimos estudos da empresa que atua com foco em negócios imobiliários, os problemas do setor estão atrelados ao baixo crescimento da economia brasileira, ao evento da Copa do Mundo e à conseqüente alteração do calendário de férias escolares, além de outras datas comemorativas como o carnaval tardio.

“A Copa do Mundo movimentou o mercado de locação nas cidades-sede, porém impactou negativamente a venda de imóveis, desviando a atenção dos compradores”, observa o diretor da MS Properties, Maurênio Stortti.

Maurênio explica que após um período de aquecimento e preços em escalada, o mercado se ajusta fazendo com que os preços se equilibrem e, até mesmo, registrem queda em algumas localidades. Esse fenômeno é identificado no momento, apresentando variação de preços imobiliários abaixo da inflação no acumulado de 2014. “Não obstante, o aumento da taxa de juros no País dificulta as condições de compra de habitação”, completa.

De acordo com os dados do Banco Central, a taxa média de juros anual do financiamento imobiliário passou de 7,84% em maio de 2013 para 9,25% em maio de 2014. Além de todos estes fatores, historicamente o primeiro semestre é mais comedido no mercado imobiliário. “Espera-se maior dinamicidade no setor no segundo semestre”, conclui Stortti.