Preços imobiliários apresentam desaceleração

Em abril, o preço do metro quadrado dos imóveis à venda nas cidades pesquisadas que compõem o Índice FipeZap ficou 0,5% mais caro, com variação abaixo da inflação esperada de 0,80% pelo Boletim Focus do Banco Central.Das 16 localidades avaliadas, 15 tiveram variações abaixo da inflação esperada, com o preço dos imóveis em queda.

“É a valorização mais baixa desde que o Índice FipeZap teve o seu início no ano de 2010.Todas as capitais da Região Sul tiveram quedas nominais no preço dos imóveis com valores de venda abaixo dos registrados em março”, observa o diretor da empresa especializada em negócios imobiliários MS Properties, Maurenio Stortti.

Porto Alegre é a cidade que sofre a maior redução, com variação de 0,37% em fevereiro, -1,07% em março e -1,35% em abril. Das cidades pesquisadas, apenas Fortaleza teve valorização acima da inflação, registrando alta de 1,38% em relação ao mês anterior.

O índice aponta uma média a partir de imóveis anunciados para venda de acordo com o relatório de metodologia da Fipe. Assim, bairros específicos podem apresentar comportamentos distintos dentro dascidades que compõem o FipeZap.

Aline Wolff da Fontoura
Jornalista | Assessora de Imprensa – MTB/RS 12.406
(51) 3023.5993 | [email protected]