Canoas abrirá licitação para plataforma logística

Plano Diretor já foi alterado, só falta definir a empresa

CEGN – Centro de Estudos em Gestão Naval ( São Paulo / SP ) 07/10/13

Jornal Portuário ( São Vicente / SP ) 19/10/13

CANOAS – Um projeto antigo e com potencial para gerar 3 mil empregos no futuro está prestes a chegar em seu momento mais importante: a concorrência para definir a empresa ou consórcio que irá colocá-lo em prática.

canoas

A expectativa da Prefeitura é que entre os meses de novembro e dezembro seja iniciado o processo de doação com encargos, por meio do qual a iniciativa privada receberá uma área de 63,4 hectares no bairro Niterói mediante o compromisso de implantar a plataforma logística de Canoas, incluindo melhorias nos acessos e no entorno da área, localizada entre o Distrito Industrial

Jorge Lanner, a Base Aérea e o rio Gravataí.

Um dos últimos entraves para a conclusão do projeto e lançamento do edital foi vencido nesta semana com a publicação, no Diário Oficial do Município, da lei que altera o Plano Diretor.

A partir de agora o lote de 93,2 hectares pertencente ao município está dividido em três partes e com novo zoneamento, o que impede outros usos. A fatia maior, de 63,4 hectares, abrigará a plataforma logística. Do restante, 19,2 hectares estão reservados para a ampliação do distrito industrial e 10,5 hectares para a construção de um parque. A área verde irá separar a plataforma do loteamento Gravataí, em construção.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ângela Baldino, os técnicos estão realizando as avaliações da área para que o edital seja finalizado. Ela preferiu não falar em valores, mas adiantou que além da implantação do projeto em si, quem vencer a concorrência precisará inclusive construir um novo acesso ao local – pela BR- 116, costeando a rua Dique, ou até pela futura RS-010.

No ano passado, quando o estudo de viabilidade foi apresentado pela consultoria M. Stortti, a estimativa era que só a implantação da plataforma logística passaria dos 350 milhões de reais.

Fonte: Diario de Canoas