Pareceria busca soluções para mobilidade e acessibilidade no entorno do Parque Assis Brasil

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, a Prefeitura de Esteio e a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) buscarão, de forma integrada, soluções para a mobilidade e a acessibilidade no entorno do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, tendo em vista os impactos que sertão causados pelos projetos de expansão das atividades no local e a construção de um empreendimento imobiliário na região, com cerca de 15 mil novas residências.

Reunião aconteceu na sede da Trensurb – Foto: Vilmar da Rosa

SEAPA 25/04/13
EXPOINTER 25/04/13

Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio

O papel de cada uma das entidades está definido no protocolo de intenções assinado na tarde desta quinta-feira (23/05), na sede da Trensurb, em Porto Alegre, pelo secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, pelo prefeito de Esteio, Gilmar Rinaldi e pelo diretor presidente da Trensurb, Humberto Kasper. Um grupo de trabalho deverá ser constituído para operacionalizar os estudos que resultarão em projetos que melhorem o acesso ao parque, bem como assegurem alternativas de mobilidade na região.

As possibilidades aventadas inicialmente apontam para alternativas de transporte hidroviário e de trem com a construção de alternativas que interliguem diversos modais, construção de um anel viário que possibilidade a integração do trânsito da BR 448, que deve estar concluída até o final do ano, e da BR 116, que deverá ser duplicada, conforme anúncio feito pela presidenta Dilma Roussef, e melhorias na estação da Trensurb, que já começam a ser viabilizadas. Também não é descartada a utilização do aero móvel.

“Vamos buscar soluções para o problema de acesso ao Assis Brasil, especialmente em época de eventos como a Expointer, e também para a vida da cidade de Esteio”, explicou Mainardi. “Com a liberação da Rodovia do Parque e a duplicação da 116, agregando outros modais para o transporte, transformaremos este problema numa grande vantagem do Parque”, afirmou o secretário.

“Vamos pensar juntos e projetar um futuro diferenciando para aquela região”, comemorou o prefeito Rinaldi. Já o presidente da Trensurb destacou os investimentos que estão sendo feitos pelo Governo Federal na ampliação da linha e na melhoria do transporte de passageiros. “Ampliamos a linha em 9,3 quilômetros até Novo Hamburgo, construímos cinco novas estações e estamos adquirindo 15 novos trens num investimento superior a R$ 1 bilhão”, informou Kasper.

http://www.agricultura.rs.gov.br/conteudo/3925/?Pareceria_busca_solu%C3%A7%C3%B5es_para_mobilidade_e_acessibilidade_no_entorno_do_Parque_Assis_Brasil

 

http://www.facebook.com/ExpointerOficial/posts/427017277395217

 

http://www.rs.gov.br/master.php?int=noticia&notid=111525&tpace=2

 

http://br.nykom.com/2013/04/25/parceria-busca-solucoes-para-mobilidade-e-acessibilidade-no-entorno-do-parque-assis-brasil/

 

http://www.trensurb.gov.br/paginas/paginas_noticias_detalhes.php?codigo_sitemap=3690

 

http://www.radioguaiba.com.br/Noticias/?Noticia=497216

 

http://www.jornalvs.com.br/regiao/450906/trensurb-e-prefeitura-de-esteio-firmam-parceria-para-melhoras-em-estacao.html