Parque de Exposições Assis Brasil | Casa nova para o cavalo crioulo

Pista coberta, boulevard, restaurantes, centro de convenções, 475 baias e área de estacionamento. Esses são alguns itens do projeto arquitetônico apresentado ontem em reunião da qual participaram dirigentes da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) e o secretário da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi. A arena do cavalo crioulo revitalizaria a área já usada no parque Assis Brasil, em Esteio (foto abaixo).

Encomendado à M. Stortti, o projeto tem custo inicial de R$ 15 milhões e buscará parceiros.

 INFORME RURAL, GISELE LOEBLEIN

– A ideia é que já na Expointer deste ano possamos lançar o projeto definitivo, para termos pelo menos a pista coberta até a feira de 2014 – explica Manuel Sarmento, coordenador do Conselho de Planejamento da ABCCC.

A secretaria também precisará fazer o dever de casa: elaborar um projeto de lei que garanta o uso da área pela entidade por um período de 25 anos – a atual concessão vence em 2014.

Zero Hora on-line 07/05/13
Zero Hora 07/05/13
Senado Federal – Portal de Notícias 07/05/13

Mainardi apresenta à ABCCC o projeto de revitalização da área de Crioulos no Assis Brasil

Reunião aconteceu na Secretaria da Agricultura – Foto: Vilmar da Rosa

Rádio Liberdade (Canguçu – RS) 07/05/13

Na segunda-feira (6), o secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, e o diretor do Parque de Exposições Assis Brasil, Telmo Motta receberam os integrantes do Conselho de Planejamento da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Manuel Luis Sarmento, Roberto Davis Junior e Frederico Wolf. O objetivo do encontro foi a apresentação, por parte da empresa de consultoria M. Stortti, do projeto arquitetônico de revitalização do espaço dedicado aos cavalos crioulos no Parque Assis Brasil.

Durante a reunião, o secretário Mainardi destacou o potencial turístico que o cavalo crioulo traz a eventos como a Expointer e a importância do projeto que visa restaurar e ampliar as instalações da ABCCC para movimentar o espaço durante o ano todo. De acordo com o estudo arquitetônico apresentado pelo consultor da M. Storrri, Fabio Guzenski, o projeto prevê a manutenção e criação de novos espaços, além da transformação da pista de provas e uma arena coberta, a ampliação da área das cocheiras, uma nova sede administrativa, novo restaurante e a criação de um Boulevar, que abrigaria lojas e eventos culturais.

O projeto está orçado em R$ 15,6 milhões. Conforme Roberto Davis, nos últimos dez anos houve um aumento de 12 mil para 50 mil criadores de cavalos crioulos no País. “Com essa qualificação do espaço e ampliação da área, será possível levar para o Parque a atividade comercial da raça. Com a execução desse projeto poderemos realizar 100 remates ao ano, hoje já são realizados 32”, afirma Davis.

Ainda foram discutidos na ocasião os detalhes do contrato entre o Estado e a ABCCC para a concessão do espaço e os próximos passos para a viabilização do projeto que serão a demarcação da área e a busca de financiamento para a execução das obras.

Também estiveram presentes na reunião o secretário-adjunto da Secretaria Estadual do Turismo, Márcio Cabral, o procurador jurídico da Seapa, Gildázio Brum e Maurênio Stortti, diretor da empresa de consultoria M. Stortti.

Fonte: Assessoria de Imprensa Seapa

– || –

Jornal Correio do Povo, 07/05/13