PORTO ALEGRE: mercado imobiliário segue com expansão moderada

Fundos e investimentos em imóveis de renda e condo-hotéis são os atrativos de 2013 | Jornal Zona Norte  26/02/13

De acordo com o Boletim Mercado Imobiliário editado pela MS Properties, empresa do grupo M.Stortti, o mercado imobiliário segue em um crescimento menor em relação a 2012. Uma estabilidade com índices moderados é esperada após o período de altas marcado pelas valorizações de 2008 a 2011. 

O mercado imobiliário deverá apresentar menos lançamentos, mas boas perspectivas de expansão. “O aumento da oferta de crédito e o crescimento de renda e emprego no país serão os fatores principais”, explica o diretor da M.Stortti, Maurenio Stortti.

Nas pesquisas da MS Properties divulgadas no boletim ainda estão os investimentos favoráveis ao setor hoteleiro. Estudos indicam que compradores de flats e condo-hotéis têm obtido rendimentos de 6%  a 8% a.a. “Pequenos aplicadores estão sendo atraídos”, observa Maurenio. Em Porto Alegre, novas construções e diluição do risco a construtoras e redes hoteleiras ocorrem por ser o valor do hotel dependente do seu lucro, não dos imóveis do entorno.

Potencial de rendimento direcionado também aos fundos imobiliários, a serem maiores que a renda fixa e com menos risco em relação ao mercado de ações. Cita o boletim que os fundos imobiliários tiveram rentabilidade média em torno de 40% em 2012. Para quem comprar cotas em Bolsa hoje, o índice fica ao redor de 0,60% ou 0,70% mensal líquido, enquanto a poupança tem rendido 0,41% ao mês e a taxa básica de juros (Selic) está em 0,58% ao mês, sem descontar Imposto de Renda. Além disso, os fundos contam com potencial de valorização das cotas.

“A alta da inflação esperada para este ano pode favorecer os fundos imobiliários, que devem ser o destaque do mercado em 2013”, completa Maurenio Stortti.

O ponto baixo da análise direcionada ao mercado imobiliário fica sendo o custo elevado da mão de obra e dos materiais de construção, que elevarão os preços das edificações.

 

Evolução dos preços

De acordo com o índice FipeZap, que acompanha a variação dos preços de imóveis, a capital gaúcha mostra valorização de mercado frente a outras localidades que apresentam desaceleração na demanda por imóveis.

O preço do metro quadrado em Porto Alegre registrado foi de R$ 4.303,00 no período de junho de 2012 a janeiro de 2013, ficando acima do desempenho nacional em igual período, com incremento de 2%. A valorização de preços foi a maior do Brasil, conforme o índice. Atualmente, o bairro mais valorizado é o Três Figueiras, com média de R$ 6.834,00 por metro quadrado. O indicador avalia 16 cidades brasileiras.

 Imobi News – facebook 02/05/13

 IM Negócios Imobiliários  (Campo Grande – MS)  02/05/13


Nex Group 02/05/13