Trensurb em Novo Hamburgo

NOVO HAMBURGO – Processo define entorno de estação

Correio do Povo 19/12/12

O edital de licitação para a implantação de um complexo de integração multimodal no entorno da futura Estação Novo Hamburgo da Trensurb deve ser lançado em até 15 dias úteis. As especificações técnicas para a concessão foram apresentadas ontem, em audiência pública.

O estudo técnico da área é uma parceria entre a Trensurb e a M.Stortti Business Consulting Group. O projeto segue o conceito intermodal, que estimula a mobilidade urbana por meio de transportes alternativos, com integração entre trem, ônibus, táxis, carros, bicicletas e pedestres. Prevê ainda a construção, implantação, manutenção, gestão e operação de um complexo de serviços e comércio. Com concessão de direito real de uso da área de 14.757 metros quadrados prevista para 30 anos, o investimento estimado é de R$ 88 milhões e a previsão de retorno é de 16 anos.

Também dentro das obras da extensão da Linha 1 da Trensurb em Novo Hamburgo, foi inaugurada ontem a nova ponte sobre o arroio Luiz Rau, no cruzamento da avenida Nações Unidas com a rua Joaquim Nabuco, no Centro. O trecho é um dos mais movimentados da cidade e estava interrompido há cerca de três meses, quando a antiga passagem foi demolida. A nova ponte tem 20 metros de largura e foi planejada para não causar enchentes, fazendo parte do serviço de canalização do arroio.