PARQUE ASSIS BRASIL (RS)

Jornal Metro (Porto Alegre, 03/12/12)

Morro Santa Tereza x Parque Assis Brasil

Novo capítulo. Das sete cidades que almejavam o novo empreendimento gaúcho, sobraram a capital e Esteio na disputa

Dos sete concorrentes para receber um novo e moderno centro de eventos no Estado, restaram somente dois: Porto Alegre e Esteio. Na sexta-feira, o governador Tarso Genro recebeu o parecer do grupo de trabalho que analisou as candidaturas e apontou as duas cidades como as que apresentam as melhores condições para receber o empreendimento.

Uma reunião na próxima semana definirá o local, que tem como objetivo fomentar o turismo de negócios no Estado. Foram descartadas as candidaturas de Eldorado do Sul, Guaíba, São Leopoldo, Canoas e Nova Santa Rita.

Caso Porto Alegre seja a escolhida, o centro de eventos será construído no Morro Santa Tereza. O ponto negativo para a escolha do local é a necessidade de  serem conseguidas algumas regularizações para a área.  Já o Parque Assis Brasil, em Esteio, precisa de melhorias, além de modificações de acesso para o local que recebe anualmente a Expointer.

Devido as diferentes necessidades, os valores para levantar o centro de eventos não estão fechados e o orçamento só será definido após a escolha. A expectativa é que até o fim do primeiro semestre todos os estudos necessários para a implantação do projeto estejam concluídos.

O objetivo é que até a Copa do Mundo de 2014 tudo esteja definido. O evento com alcance global é considerado uma oportunidade inigualável para apresentar o  projeto a investidores que estarão no Estado durante o Mundial.

O centro de eventos tem como inspiração outros projetos construídos em cidades como  Chicago, Melbourne, Fortaleza e Xangai. O projeto prevê uma área construída de 60 a 100 mil m2 , com capacidade para receber, pelo menos, 10 mil pessoas, contando com diversos auditórios e salas de reuniões.

VALTER JUNIOR
METRO PORTO ALEGRE